Prepare as malas

Tá com pouco tempo? Confira 5 destinos para viajar perto de Salvador

A lista é ideal para quem está ou mora na capital baiana e deseja explorar novos locais sem ir muito longe

Veja o resumo da noticia

  • Há inúmeras opções próximas a Salvador para viajar
  • A lista é ideal para quem deseja explorar novos locais, sem ir muito longe
  • Itaparica, Arembepe, São Sebastião do Passé, Praia do Forte e Santo Amaro são destinos muito procurados
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Fazer uma pausa e driblar a rotina é fundamental para reduzir a ansiedade causada pelos problemas diários. Por isso, viajar, mesmo que por pouco tempo, é uma ótima opção para renovar as energias.

Devido às belezas naturais, a Bahia é conhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Então, quem mora ou está em Salvador tem, além da vantagem rotineira de usufruir da diversidade da cidade, a possibilidade de conhecer municípios próximos.

Veja abaixo 5 destinos perto da capital baiana:

1. Itaparica

  • Distância: 28 km | cerca de 45 min de ferry-boat ou 1h20 pela Ponte do Funil

As praias tranquilas e diversas de Itaparica são o ponto chave do local. Seja Ponta de Areia, conhecida pelas areias brancas; Cacha-Pregos com os coqueirais ou; Penha, Manguinhos e Porto dos Santos com praias rústicas e ideais para quem curte natureza, a região é sempre uma boa opção.

Além disso, para quem gosta de história, o Centro Histórico possui ruas coloniais e edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre eles estão o Forte de São Lourenço, Igreja de São Lourenço e Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Há ainda as atividades culturais como visitar a Fonte da Bica, a casa do autor baiano João Ubaldo Ribeiro e o Instituto Sacatar. Já para os amantes da natureza, Itaparica tem a trilha Reserva Venceslau/Fonte dos Milagres, passeios de barco pela Ilha dos Frades e o passeio etnográfico pelo Manguezal do Mocambo.

Foto: Acervo da prefeitura de Itaparica

2. Arembepe

  • Distância: 35 km | cerca de 53 minutos pela Estrada do Coco (BA-099), com opções de carro, ônibus, táxi ou apps

A praia principal tem recifes que formadores de piscinas naturais na maré baixa, ideal para quem procura um mar calmo para tomar banho. Em contrapartida, a Praia do Piruí é procurada por surfistas, devido às boas ondas. Há ainda a Praia do Canto, que contém corais.

No entanto, o local principal é a Aldeia Hippie, que é um redutos hippies mais conhecidos do Brasil, com aproximadamente 80 famílias que preservam um estilo de vida alternativo desde os anos 60. No local, há cabanas rústicas, artesanato comunitário e festivais.

Além disso, as imediações contam com o Projeto Tamar, local dedicado à preservação e educação sobre tartarugas marinhas. Para os amantes da natureza, a região faz parte da APA Litoral Norte, com dunas, restinga e manguezais.

Foto: Patrick Abreu/Ascom Prefeitura de Camaçari

3. São Sebastião do Passé

  • Distância: 60 km | cerca de 1h de carro

O local é ideal para quem gosta de história. No Centro Histórico há a Igreja Matriz de São Sebastião, que é uma construção do século XVIII com arquitetura colonial e altares ricamente decorado. Há ainda o Sobrado e Capela do Engenho Lagoa, edificação tombada pelo IPHAN do fim do séc. XVIII. A antiga Estação Ferroviária antiga foi um marco do transporte local, que além de render boas fotos, é importante para entender a evolução da cidade.

Já a Casa da Cultura e Museu Histórico contam a história local e apresentam artefatos da região. E para os religiosos tem a Gruta de Nossa Senhora dos Anjos, que é vista como milagrosa, além da forte presença candomblecista e católica do município.

Para quem curte natureza, há o Parque Natural/Parque Municipal, com trilhas e mirantes, ideais para realizar piquenique e observação de aves. Há ainda a Cachoeira do Roncador, que conta com piscinas naturais e tem a queda d’água cercada de Mata Atlântica.

Foto: Prefeitura de São Sebastião do Passé

4. Praia do Forte

  • Distância 80 km | cerca de 1h30 pela Estrada do Coco (BA-099)

A tranquila e encantadora tem uma vibe praiana diurna e noturna, e conta com constantes apresentações culturais, artesanatos e diversas opções culinárias. Entre as praias estão Portinho, Portinho de Baixo, Lord e Papa Gente.

É lá onde está localizado o Visitar o Projeto Tamar, local voltado para a preservação e educação sobre tartarugas marinhas. Dependendo da época do ano, dá para observar os filhotes do réptil, bem como passeios para apreciar baleias jubarte.

Nas proximidades há também o Castelo Garcia D’Ávila, que é um museu de ruínas com vista panorâmica, criada por portugueses no século XV. Quem curte trilha pode explorar a reserva ecológica Sapiranga, que pode ser feita a pé, bicicleta, cavalo ou quadriciclo, e por fim aproveitar um banho no Rio Pojuca. Além disso, para os aventureiros, a região possui passeios de buggy, parasail, caiaque e stand‑up.

Foto: Freepik

5. Santo Amaro

  • Distância: 80 km | cerca de 1h de carro


Município localizado no Recôncavo Baiano, o local conta com uma rica herança cultural africana, além de belezas naturais e culinária. Inspiração de livros e músicas, é lá onde fica a casa de Dona Canô – matriarca da família Veloso -, que é um ponto de visitação.

Um dos lugares mais procurados é o distrito Acupe, que é uma vila de pescadores que conta com manguezais e tem uma forte presença marisqueira e festas tradicionais. O distrino de São Braz não fica para trás e conta com tradicionais grupos como o Samba Chula de João do Boi.

Outro lugar procurado por turistas é, sobretudo, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação. Criada em 1700, ela abriga em seu interior azulejos portugueses, bem como pinturas de José Joaquim da Rocha. Há também outras igrejas históricas como Nossa‑Senhora do Rosário, Senhor Santo Amaro e do Amparo.

Assim, entre as belezas naturais estão as trilhas das cachoeiras do Urubu e da Vitória. Além disso, há ainda o passeio pelo Rio Subaé, que faz o entorno de antigos engenhos.

Foto: Prefeitura de Santo Amaro

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.