Uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a agência Bloomberg mostrou o que os brasileiros consideram os maiores erros e acertos do governo do presidente Lula. O estudo ouviu 2.621 pessoas entre os dias 27 e 30 de junho e possui margem de erro de 2% para mais ou para menos.
Segundo o estudo divulgado nesta terça-feira (8), o maior erro desse novo governo Lula foi a taxação das compras de até 50 dólares feitas em sites e aplicativos no exterior. Cerca de 58% dos entrevistados consideraram a cobrança do imposto sobre as compras como um erro.
O segundo erro maior erro apontado pelos entrevistados foi a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): 52%.
Em terceiro lugar, está a cota de emprego para detentos em regime semiaberto nas empresas contratadas através de licitação. Cerca de 45% dos brasileiros ouvidos rejeitaram a iniciativa.
Por outro lado, com 85% de aprovação, a ação mais aprovada do governo Lula foi a gratuidade para os medicamentos do programa Farmácia Popular.
O segundo ponto mais aprovado, com 77%, foi a isenção do Imposto de Renda para pessoas com ganho mensal abaixo de R$ 5 mil.
Com 73% de aprovação, está a retirada de garimpeiros ilegais das reservas indígenas e ambientais. Em seguida, com 72%, está a retomada do programa Minha Casa Minha Vida.
O programa de renegociação de dívidas, o Desenrola, também foi visto positivamente pela população. Cerca de 72% dos entrevistados aprovaram a iniciativa.
Confira o quadro completo da pesquisa sobre erros e acertos do governo Lula: