'Ivete Clareou'

Banda Clareou ameaça processar Ivete Sangalo por uso indevido de marca em turnê; entenda

Segundo os músicos, Ivete utilizou a marca “Clareou” sem qualquer consulta prévia, mesmo com registro ativo desde 2010

Banda Clareou ameaça processar Ivete Sangalo por uso indevido de marca em turnê; entenda

A banda de pagode Clareou repudiou Ivete Sangalo pelo nome de sua nova turnê “Ivete Clareou”, inspirado na cantora Clara Nunes e no samba. Segundo os músicos, Ivete utilizou a marca “Clareou” sem qualquer consulta prévia, mesmo com registro ativo desde 2010.

Em nota publicada nas redes sociais nesta terça-feira (8), o grupo explicou: “Tal registro garante ao grupo Clareou o uso exclusivo da marca dentro da classe correspondente ao segmento de entretenimento e atividades musicais, o que abrange turnês, shows e eventos relacionados”.

Ainda na nota, o grupo Clareou revelou tentativas de diálogo frustradas e criticou a postura da equipe da baiana.

A equipe da artista persistiu no uso não autorizado da marca e, ainda, protocolou junto ao INPI [Instituto Nacional da Propriedade Industrial] pedidos de registro das marcas ‘Clareou’ e Ivete Clareou’ na mesma classe já ocupada legalmente pelo grupo Clareou, tentativa que configura uma clara violação de direitos marcários”.

“O Grupo Clareou expressa seu profundo desconforto e repúdio ao uso indevido de sua marca, bem como ao desrespeito à sua trajetória e ao projeto musical ‘Do Nada Clareou’, também com registro ativo no INPI. Tal conduta caracteriza, além de concorrência desleal, um gesto de desprezo pela história do grupo, que conquistou seu espaço de forma legítima e sólida no cenário nacional do samba”.

Por causa do impasse, o grupo já prepara medidas administrativas e judiciais para defender a marca no campo cível e criminal.

Enquanto isso, Ivete confirma cinco apresentações: São Paulo (25/10), Belo Horizonte (01/11), Rio de Janeiro (22/11), Salvador (30/11) e Porto Alegre (13/12).

A artista estuda abrir novas datas, porém ainda não oficializou o planejamento.