Defesa à soberania

Jerônimo se une a Lula e reage a tarifaço de Trump: 'Brasil não é quintal de ninguém'

Governador criticou imposição de tarifas ao país por parte do presidente dos EUA

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), repudiou na noite de quarta-feira (10), por meio das redes sociais, a tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ameaçar a soberania brasileira. A reação veio após o republicano anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras a partir de agosto.

“O Brasil não é quintal de ninguém. (…) Somos um país soberano, guiado pelo respeito e pela dignidade. Não aceitaremos chantagem nem tutela de nenhum lugar. A Bahia está de mãos dadas com o Brasil”, escreveu Jerônimo.

O tarifaço foi anunciado por Trump em um comunicado que também cita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acusa o Brasil de atacar eleições livres.

Na mesma publicação, Jerônimo também manifestou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já havia reafirmado a soberania do país e a aplicação da Lei de Reciprocidade em pronunciamento anterior.

“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou Lula.