Salvador

Competição Feminina de Judô movimenta Salvador neste final de semana

Cerca de 200 atletas vão competir durante os três dias de evento

judô
Foto: Jonas Farias/Febaju

O Aberto Nacional Feminino de Judô acontece a partir desta sexta-feira (11) até o domingo (13), no Salvador Norte Shopping, localizado no bairro de São Cristóvão.

Cerca de 200 atletas mulheres estarão disputando as categorias do sub-09 ao veterano ao longo dos três dias com entrada gratuita ao público. A programação inicia nesta sexta-feira, com a cerimônia de abertura às 17h.

No sábado (12), acontecem o aulão com Maria Portela e as competições oficiais das 11h às 19h. O domingo, é direcionado para as oficinas gratuitas de judô para o público.

A iniciativa conta com o apoio do núcleo Mais Mulheres no Esporte da Sudesb, reforçando o compromisso com a valorização e o incentivo à presença feminina nas competições esportivas. Coordenadora do núcleo, Juliana Camões comenta que este evento é uma celebração não apenas da habilidade atlética, mas também da força, resiliência e empoderamento das mulheres.

“É uma grande oportunidade de destacar o talento feminino na modalidade, promovendo igualdade de gênero e incentivando jovens atletas. Além de contribuir para o desenvolvimento técnico e competitivo, inspira muitas outras garotas a se envolverem em atividades físicas, promovendo saúde e bem-estar. A visibilidade dessas competições é crucial para desafiar estereótipos, ampliando o reconhecimento das mulheres no judô e fortalecendo a luta por mais oportunidades no esporte e na sociedade”, pontua Juliana.

Competição infantil

No sábado, também será realizado o Festival de Judô Infantil no Salvador Norte Shopping. Serão disputadas as categorias sub-5, sub-7 e sub-9.

A Febaju também promove uma série de treinamentos de campo pela Bahia, com destaque para o da Região Metropolitana de Salvador, que será realizado no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no largo de Roma, no sábado, às 10h, para o naipe feminino; e no domingo, às 10h, para o masculino. 

“O evento promete ser um verdadeiro espetáculo de garra, técnica e superação, reunindo grandes nomes da modalidade e revelando novos talentos femininos do judô brasileiro. Voltado exclusivamente para as mulheres, o campeonato celebra a força feminina no esporte, com combates emocionantes e a presença de atletas determinadas a fazer história nos tatames. É uma excelente opção para toda a família”, comenta o presidente da Febaju, Salvatore Puonzo.