
Conhecida como Dona Jacira, a artista plástica e mãe dos cantores Emicida e Evandro Fióti, Jacira Roque de Oliveira, faleceu nesta segunda-feira (28), aos 60 anos, em São Paulo. A mulher estava hospitalizada na capital paulista.
Nascida na zona norte de São Paulo, Dona Jacira vivia com Lúpus e realizava hemodiálise há mais de 25 anos. Ela ficou conhecida inicialmente pelo público dos filhos e, depois, pelo seu próprio.
Dona Jacira, artista e bordadeira, teve seus trabalhos exibidos em 2017 no desfile da coleção Herança, da marca Lab Fantasma, dos filhos. Além disso, ela lançou, em 2018, a autobiografia ‘Café’, fez um podcast e lançou uma coleção de bonecas confeccionadas com retalhos descartados.
A mãe de Emicida também passou a promover encontros em sua casa para pessoas do seu bairro. No evento, ela falava sobre alimentação, arte e cultura, e acabou recebendo, com o passar do tempo, pessoas da África e de diversas regiões do Brasil.
No final da tarde desta segunda-feira (28), a conta da Dona Jacira publicou uma nota de falecimento, que foi compartilhada por seus quatro filhos. Leia na íntegra:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Jacira Roque De Oliveira, a Dona Jacira, aos 60 anos de idade.
Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para a as artes e para a cultura afrobrasileira.
Esse legado será levado adiante por sua família e todas as pessoas que tiveram sua vida impactada e transformada por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano.
A familia agradece por todo amor e carinho e pede que respeitem a sua privacidade nesse momento tão difícil.
Evandro, Katia, Katiane e Leandro”