Insegurança alimentar

Brasil sai do Mapa da Fome, aponta relatório da ONU

Documento foi divulgado nesta segunda-feira, na Etiópia

Mapa da Fome
Foto: Roberta Aline/MDS

Um relatório apresentado nesta segunda-feira (28) aponta que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. A previsão já havia sido sinalizada pelo ministro-chefe da Comunicação do Governo Federal, Sindônio Palmeira, em conversa com a imprensa baiana, na sexta-feira (25), em Salvador.

O documento foi apresentado na 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia. O relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025)” foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

Segundo o Governo Federal, que celebrou a conquista, o resultado reflete a média trienal 2022/2023/2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

“Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023. A meta era fazer isso até o fim de 2026”, frisou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O que é o Mapa da Fome?

O Mapa da Fome é um indicador global da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) que identifica países onde mais de 2,5% da população sofre de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica). Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável.

A FAO adota alguns indicadores para monitorar a situação alimentar nos países no âmbito da Agenda 2030 dos ODS: o indicador Prevalência de Subnutrição (Prevalence of undernourishment – PoU) é o utilizado na construção do Mapa da Fome. Esse indicador identifica, em cada país, o percentual da população em risco de subnutrição, isto é, que não tem acesso regular a alimentos em quantidade suficiente para uma vida saudável. Se esse percentual ficar acima de 2,5% da população, isso significa que o país está no Mapa da Fome.