Defesa da soberania

Alice Portugal vê esvaziamento de atos pró-Bolsonaro e diz que aliados têm vergonha

Em entrevista, deputada criticou série de manifestações bolsonaristas e o apoio aos EUA

Veja o resumo da noticia

  • deputada Alice Portugal criticou as manifestações pró-Bolsonaro que pedem o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e anistia para envolvidos em investigações.
  • Segundo Alice, aliados de Bolsonaro estariam envergonhados pela atuação que favoreceu a taxação do Brasil pelos EUA, o que refletiu na queda do público nos protestos recentes.
  • A deputada elogiou o presidente Lula por sua defesa da soberania brasileira e da liberdade dos Três Poderes.
Foto: Mário Agra/Agência Câmara
Foto: Mário Agra/Agência Câmara

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) criticou a série de manifestações realizadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados com o objetivo de pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a aprovação do projeto de lei da anistia para pessoas julgadas em processos por suposta tentativa de golpe e pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Para Alice, os próprios aliados têm demonstrado “vergonha” da atuação da família Bolsonaro junto ao governo dos Estados Unidos para taxar o país como forma de intimidar a Justiça brasileira. Essa conduta, segundo a parlamentar, reflete na diminuição do público nas manifestações realizadas nos últimos domingos, 20 e 27 de julho, em diversas cidades do país.

“As manifestações têm sido reduzidíssimas, bem pequenas. Até quem acompanhou o ex-presidente Bolsonaro está envergonhado com essa atuação para taxar o Brasil. Estão envergonhados com essa postura de achar bom que o Brasil seja taxado”, afirmou em entrevista ao PS Notícias.

Em relação à próxima manifestação bolsonarista, marcada para o domingo (3), Alice afirmou que “será menor ainda”.

Recuo do tarifaço

Em publicação nas redes sociais na quarta-feira (30), a deputada Alice Portugal elogiou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na defesa da soberania brasileira e da liberdade dos Três Poderes.

Segundo a parlamentar, o decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que confirma a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, mas isenta quase 700 itens e adia o prazo de vigência, demonstra que o petista é “um grande estadista”.

“O recuo de Trump do tarifaço só demonstra o quanto o presidente Lula é um grande estadista e que não vai ceder às ameaças e chantagens do presidente americano. Trump não pode interferir no nosso sistema de justiça. Somos um país soberano que não vai se curvar a nenhum país. O Brasil não é mais colônia”, escreveu a deputada.

LEIA TAMBÉM: