Veja o resumo da noticia
- Éden Valadares afirmou que o 17º Encontro Nacional do partido será fundamental para traçar estratégias visando a reeleição de Lula e o enfrentamento da extrema direita em 2026.
- Durante o evento, que vai de 1º a 3 de setembro, o PT deve aprovar diretrizes para os próximos quatro anos e empossar Edinho Silva como novo presidente nacional.
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, Éden Valadares, afirmou que o 17º Encontro Nacional da legenda, iniciado nesta sexta-feira (1º) e com encerramento no domingo (3), será fundamental para traçar estratégias voltadas à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao enfrentamento da extrema direita nas eleições de 2026.
Durante os três dias de evento, os petistas vão debater e aprovar um documento com as diretrizes que nortearão a atuação do partido nos próximos quatro anos. O encontro também marcará a posse do novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, e deve oficializar o retorno do ex-ministro José Dirceu ao diretório nacional.
“Começamos hoje um grande encontro nacional do PT que, além de dar posse a Edinho Silva e à nova direção do partido, vai ajudar a organizar nossa agenda para o próximo período. Nosso foco está em derrotar a extrema direita”, afirmou Éden, em nota encaminhada ao PS Notícias.
Ele destacou ainda que serão debatidas formas de enfrentar os impactos do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de defender o que chamou de “projeto de nação soberana e contra privilégios, com taxação dos super-ricos”.
Além da reeleição de Lula, o encontro também deve tratar da recondução de governadores petistas e da ampliação das bancadas do partido na Câmara e no Senado.