Veja o resumo da noticia
- Exposição 'Daqui de Dentro' estreia no MAC Bahia no dia 19 de agosto
- Mostra é gratuita
- Atração é composta por 119 imagens
A exposição fotográfica “Daqui de Dentro” estreia dia 19 de agosto, às 17h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia). O Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA (Labfoto) em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Sanção Penal (Nesp) da Faculdade de Direito da UFBA realizam a mostra, que é resultado da oficina de imagens com pessoas em privação de liberdade em uma unidade feminina na Bahia.
“Daqui de Dentro” conta com 119 imagens. A mostra se materializa por meio de fotogramas (imagens reveladas com químicos), pinholes (fotografias feitas com lata de alumínio), fotografias digitais em grandes dimensões para abordar questões como imagem e identidade, pertencimento e justiça.
Com entrada gratuita, a visitação segue aberta ao público até dia 31 de agosto, das 10h às 20h.
“O que te torna você e como você quer se ver?”
A oficina de imagens ocorreu entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 em uma unidade prisional feminina na Bahia. Mamirawá, Samara Said, Caíque Silva e Raquel Franco, em conjunto com os membros do Nesp Alessandra Prado, Débora Moreno, Anne Gonzaga e Patrick Alves, conduziram a equipe do Labfoto.
A prática educativa com fotografia ofereceu um mergulho aos fundamentos da imagem e sua formação em paralelo a reflexões sobre o sentido de justiça. As pessoas participantes criaram materiais visuais, como câmeras escuras de papel e de latas de alumínio, laboratório químico de revelação e mapas mentais.
Elas também criaram performances para as sessões de retratos a partir de questionamentos provocadores.
Para o professor Rodrigo Rossoni, coordenador do Labfoto e um dos curadores da mostra, ao pensar suas próprias imagens, essas mulheres romperam com o ciclo de silenciamento e desumanização.
“A imagem fotográfica nesse caso se articulou como metáfora. Designou corpos e exprimiu acontecimentos ao transformar o mundo material objetificado em poesia visual e afetos”, explica.
O projeto, segundo Rossoni, é um importante exercício de pensamento visual, já que visa discutir, por meio de processos artesanais e atuais da fotografia, a condição da identidade da mulher encarcerada.
“Cada fragmento da exposição é um signo em ebulição que carrega em si uma discussão muito intensa entre imagem e identidade”.
A professora Alessandra Prado, coordenadora do Nesp, afirma que “a sensibilidade, o lúdico e o diálogo se firmaram fazendo com que os encontros fossem um momento de “saída da prisão”.
“De lá de dentro percebemos que a atividade foi desejada e a participação ocorria exatamente por conduzir para fora do encarceramento e de seus desdobramentos.”
Para ela, a exposição é o registro de uma atividade que proporcionou diálogo, bem como partilha de afeto, aprendizagens e reflexões.
Assim, “Daqui de Dentro” estreia no Dia Mundial da Fotografia, em homenagem à data da invenção do primeiro equipamento fotográfico moderno: o daguerreótipo.
Programação
- 23/08 (sáb) 16h – Roda de conversa: prática educativa e fotografia
- 24/08 (dom) 16h – Oficina de caixa mágica
- 26/08 (terça) 16h – Roda de conversa: sentido de justiça
- 30/08 (sáb) 16h – Roda de conversa: direitos humanos e privação da liberdade
No entanto, mais informações sobre a programação e como participar estão disponíveis no Instagram @labfoto.ufba.
Labfoto
Assim, o Labfoto é a instância da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que oferece aos estudantes da universidade o Programa de Formação em Fotografia, dividido em cinco pilares: Escola de Fotografia, Agência de Fotografia, Incubadora de Projetos, Núcleo de Fotografia e Comunidades (NUFOCO) e o Grupo de Pesquisa Imagem Articulada. Atualmente, 15 monitores fotógrafos compõem o Programa de Formação do Labfoto, sob orientação do professor Rodrigo Rossoni.
“Daqui de Dentro” é uma realização do Labfoto, com patrocínio da Proext/UFBA e apoio do MAC_BAHIA, da Facom/UFBA, NESP/UFBA e do restaurante Cuco Bistrô.