O deputado federal baiano Diego Coronel (PSD), corregedor parlamentar da Câmara dos Deputados, é o responsável por analisar as representações contra 14 legisladores bolsonaristas. O grupo foi denunciado por obstruir, durante dois dias, os trabalhos da Câmara. O ato ocorreu em protesto contra a prisão domiciliar imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em nota divulgada no início da noite desta terça-feira (12), Diego Coronel afirmou que a Corregedoria Parlamentar vai se debruçar sobre o caso de acordo com o rito regimental do Legislativo.
Ele ressaltou que o órgão vai assegurar aos representados o direito à ampla defesa. Além disso, o congressista baiano afirmou que conduzirá os processos com agilidade, em parceria com a área técnica, sem comprometer o respeito aos direitos dos envolvidos.
“Vamos garantir a ampla defesa, analisar as condutas e decidir no prazo mais célere possível”, afirmou o corregedor Diego Coronel.
Agora, explicou o parlamentar baiano, a Corregedoria vai notificar formalmente os denunciados, que terão prazo para o contraditório e ampla defesa.
Diego Coronel relatou também que solicitou aos órgãos internos todos os elementos necessários para individualizar condutas e delimitar responsabilidades. Após analisar a defesa dos envolvidos, o corregedor vai elaborar um parecer com suas conclusões. O resultado será levado à Mesa Diretora.