Um morto e nove presos. Este é o saldo preliminar da Operação Égide, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (15). Além de nove mandados de prisão preventiva, também foram cumpridos 12 de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana.
O resistente morreu após confronto com os policiais no bairro da Engomadeira. O homem, que ainda não teve a identidade divulgada, foi atingido, socorrido para uma unidade de saúde e não resistiu aos ferimentos.
Um homem foi preso em flagrante durante a Operação Égide, na Engomadeira, com uma motocicleta que apresentava indícios de adulteração de sinais identificadores. Três aparelhos celulares também foram apreendidos nas ações, que ocorreram ainda nos bairros de Tancredo Neves, Pau Miúdo e Mata Escura, na capital, e no município de Dias D’Ávila.
Outro alvo, que também teve o mandado de prisão preventiva cumprido, conduzia um táxi no momento da abordagem, sendo suspeito de utilizar o veículo para deslocamentos relacionados a atividades criminosas.
Os presos são apontados como integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos a estabelecimentos comerciais de grande porte na capital baiana, além de envolvidos no ataque a tiros contra uma equipe da Polícia Civil, ocorrido em julho deste ano, na Engomadeira. Na ocasião, um delegado e uma mulher ficaram feridos, e um homem morreu.
Efetivo policial
A operação foi realizada de forma integrada pelos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), Especializado de Investigações Criminais (DEIC), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), pelas Coordenações de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e de Operações e Recursos Especiais (Core), além da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI-SSP) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar.