Onda de violência

Agosto sangrento: Salvador vive rotina de medo com tiroteios quase diários

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, Salvador e Região Metropolitana registraram 133 tiroteios em julho

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Salvador, noite de domingo do Dia dos Pais. Moradores dos bairros de Costa Azul e Armação ainda celebravam a data especial quando foram surpreendidos por uma intensa troca de tiros. Imagens gravadas por moradores mostram motoristas retornando pela contramão para escapar da região, enquanto dezenas de disparos ecoavam pelas ruas.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), criminosos planejavam atacar rivais na Boca do Rio, mas policiais militares da Rondesp Atlântico os surpreenderam nas regiões do Stiep e Costa Azul.

Entretanto, o episódio ocorrido na noite do Dia dos Pais não foi isolado e se soma a outros casos registrados na capital baiana nos últimos dias. Na madrugada deste domingo (17), a violência voltou a assustar Salvador. Dessa vez, moradores do Horto Florestal e do Engenho Velho da Federação acordaram em pânico após mais de 40 minutos de tiroteio entre facções criminosas. Fuzis, pistolas e até explosivos foram usados. Uma bala atingiu um apartamento no 14º andar, onde duas idosas estavam.

Um dia antes, no sábado (16), a Avenida Vasco da Gama também foi palco de confronto em plena luz do dia. Disparos de fuzil se estenderam por 15 minutos. O tiroteio deixou o jovem, identificado como Erick Kaique Amaral Santos, de 19 anos, morto.

Na sexta-feira (15), o terror tomou conta do Nordeste de Amaralina. Moradores ouviram rajadas de tiros que duraram minutos. Policiais militares da Rondesp e da 40ª CIPM trocaram disparos com cerca de 15 traficantes do Comando Vermelho. Moradores registraram o barulho em áudios que circularam pelas redes sociais.

LEIA TAMBÉM: Rota da bala: Rodovias baianas escondem um caminho silencioso e letalJ

Já no início da noite de terça-feira (12), criminosos balearam cinco pessoas em São João do Cabrito, bairro localizado no Subúrbio de Salvador. De acordo com informações de testemunhas, criminosos armados chegaram ao local a bordo de um carro e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. O ataque aconteceu por volta das 18h.

Os casos se acumulam. No dia 11 de agosto, o bairro do Engenho Velho da Federação foi palco de um tiroteio que parecia não ter fim. Moradores registraram o tiroteio através de vídeos. Informações preliminares apontam que envolvidos com facções criminosas efetuaram os disparos de arma de fogo. Testemunhas relataram que foram mais de dez minutos de tiros.

No mesmo dia do ataque em Armação e Costa Azul, a abertura do Mundial de Polo Aquático Feminino Sub-20, na Pituba, precisou ser interrompida após tiros próximos à Arena Aquática. Atletas e torcedores se jogaram no chão em meio ao pânico.

O retrato estatístico confirma a escalada da violência. De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, Salvador e Região Metropolitana registraram 133 tiroteios em julho, resultando em 101 mortos e 30 feridos. Das 10 mortes ocorridas dentro de residências, metade aconteceu durante operações policiais.

Além disso, o relatório também aponta que criminosos mataram 11 pessoas em espaços públicos, como bares, transporte coletivo, shoppings e até eventos esportivos. Outros 15 ficaram feridos nessas mesmas situações. Quase metade de todos os tiroteios (47%) foi consequência direta de ações policiais. Outros seis episódios aconteceram em meio a disputas de facções e dez durante perseguições armadas.

Ainda conforme o Fogo Cruzado, grupos em disputa por território protagonizaram 81 tiroteios no primeiro semestre de 2025, resultando em 45 mortos e 28 feridos. Em 2024, no mesmo período, os números foram semelhantes, mas o saldo de mortes foi menor.