A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) reforçou nesta segunda-feira (18), durante entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM, que será candidata a deputada federal em 2026. Segundo ela, a decisão é importante para ampliar a presença de mulheres negras na Câmara dos Deputados.
“O PCdoB já tomou a decisão. Não serei mais candidata a deputada estadual, vou integrar a chapa de candidaturas a federal do partido. Serei candidata a deputada federal no próximo ano. Precisamos de mais mulheres na política e, principalmente, de mais mulheres negras”, afirmou a deputada.
LEIA TAMBÉM: Olívia Santana diz que polícia baiana precisa ter ‘maior compromisso’ no combate às facções
Em tom positivo para enfrentar as urnas em 2026, Olívia lembrou que Eronildes Vasconcelos Carvalho, conhecida como Tia Eron, foi a única mulher negra retinta eleita deputada federal na Bahia.
“A única mulher preta da história da Bahia eleita deputada federal foi Tia Eron, a única preta retinta igual a mim e a outras companheiras que representam a maioria da população. Temos 39 cadeiras de federal e apenas cinco mulheres foram eleitas. Isso é muito grave. Mulher não pode ser só eleitora. Nós, mulheres, precisamos estar nos espaços de poder e decisão”, defendeu.