Em sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (19), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a concessão de oito honrarias. Entre elas está a que prevê a entrega do Título de Cidadão Baiano ao ex-jogador de futebol e atual presidente do Esporte Clube Bahia Associação, Emerson Ferreti.
A homenagem foi proposta no Parlamento por outro ex-jogador de futebol, ídolo no Bahia: Bobô (PCdoB). E um detalhe curioso, o projeto teve como relator um ex-jogador de futebol que passou pelo Vitória: Marcone Amaral (PSD).
O ex-goleiro de Bahia e Vitória nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Mais homenagens
Ainda durante a sessão, conduzida pela presidente Ivana Bastos (PSD), a Alba aprovou a entrega da Comenda 2 de Julho ao pastor José Rodrigues. A homenagem é de autoria do deputado Samuel Júnior (Republicanos) e teve parecer favorável do deputado Tiago Correia (PSDB).
Os parlamentares aprovaram a mesma honraria para a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Maria Pina Resende. A proposta foi protocolada na Casa pelo deputado Vitor Bonfim (PV) e teve parecer favorável do deputado Tiago Correia.
Para o médico Marco Antônio Mariani Andrade, o Parlamento aprovou a Comenda 2 de Julho. O texto apresentado na Alba pela deputada Olívia Santana (PCdoB) recebeu parecer opinativo pela aprovação do deputado Vitor Bonfim.
Pai da Axé Music
Quem também teve uma honraria aprovada na sessão foi a deputada Fabíola Mansur (PSB). A parlamentar propôs a Comenda 2 de Julho ao cantor Luiz Caldas, considerado o pai da Axé Music. O deputado Vitor Bonfim foi o relator da matéria.
Vitor Bonfim foi relator, ainda, de outras três proposições. Assim, por iniciativa do deputado Jordávio Ramos (PSDB), a Casa aprovou a Comenda 2 de Julho para o advogado Fabrício de Castro Oliveira.
Outro advogado a ser homenageado pela Alba é o criminalista José Alberto Simonetti, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O projeto é de autoria do deputado Tiago Correia.
Por fim, o Legislativo aprovou a concessão do Título de Cidadão Baiano ao vereador de Salvador, Kênio Rezende (PRD). O texto foi protocolado na Alba pelo deputado José de Arimateia (Republicanos). Pastor há 23 anos, Kênio é natural de Divinópolis, Minas Gerais.