A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (19), um requerimento do deputado estadual Diego Castro (PL) para a realização de uma audiência pública sobre a saúde física e mental dos baianos presos por participar dos atos de 8 de janeiro de 2023.
Na ocasião, as sedes dos Três Poderes foram depredadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contrários à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Diego Castro, que também preside a Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos, classificou a aprovação do requerimento como “uma vitória histórica, mesmo diante da maioria de esquerda” na Casa.
“Estamos falando de cidadãos de bem, trabalhadores, pais e mães de família que têm enfrentado penas desproporcionais e condições desumanas de encarceramento. Essa não é uma questão ideológica, mas humanitária. Todos merecem o devido processo legal e o respeito aos direitos humanos”, afirmou.
O deputado lembrou ainda que, junto ao deputado federal Capitão Alden (PL), foi o primeiro parlamentar do país a visitar os detidos na Papuda e na Colmeia, em Brasília, logo após as prisões. Desde então, tem atuado na defesa da anistia para os presos.
“O que pedimos é simples: justiça, proporcionalidade e respeito à dignidade humana. Não podemos dar as costas a essas pessoas. Seguiremos firmes até o fim”, concluiu.
LEIA TAMBÉM: