O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), recebeu na quinta-feira (21) o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargador Jeferson Muricy, para oficializar a entrega das chaves do Palacete Saldanha ao Estado.
O imóvel será cedido à Caixa Econômica Federal para abrigar a nova sede da Caixa Cultural Salvador. A aquisição foi viabilizada com um investimento estadual de quase R$ 5 milhões, que será revertido ao pagamento de ações trabalhistas do TRT-5.
“Vamos ter um parque cultural muito forte. Em breve, representantes culturais e o público poderão utilizar esse centro. É uma alegria muito grande ver esse equipamento em funcionamento”, afirmou o governador.
Palacete Saldanha
Localizado no Centro Histórico de Salvador e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Palacete Saldanha, também conhecido como Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, foi construído no início do século XVIII.
Fechado desde 2007, o imóvel passará por obras de restauração e requalificação custeadas pela Caixa Econômica Federal.
A nova Caixa Cultural promete se tornar um polo de arte e conhecimento no coração do Centro Histórico, com apoio do Ministério da Cultura, que também atuará na requalificação do entorno.