O jogador de futebol Éverton Ribeiro, atualmente no Bahia e com passagens por clubes como Portuguesa, Cruzeiro, São Caetano, Flamengo, Coritiba, Corinthians e Al-Ahli, poderá ser homenageado com o Título de Cidadão de Salvador. A ideia é do vereador Claudio Tinoco (UB), que protocolou um projeto de resolução na Câmara com esse objetivo.
Natural da cidade de Arujá, em São Paulo, Éverton Ribeiro passou em uma peneira da Portuguesa aos nove anos de idade. Antes disso, integrava, desde os cinco anos, a escolinha do Santa Isabel Futebol Clube.
Conforme relatou o vereador em seu projeto, Ribeiro ganhou a chuteira de ouro como melhor jogador no primeiro campeonato que disputou pela Lusa. Tal desempenho foi crucial para que ele fosse convidado por outros clubes para dar, posteriormente, início à carreira profissional.
“Atualmente, Éverton Ribeiro se mostra como um dos melhores jogadores do Bahia”, ressaltou Claudio Tinoco em sua justificativa.
Atleta multicampeão
Além disso, o legislador mencionou os títulos conquistados pelo jogador. Tinoco citou, como exemplo, o Campeonato Brasileiro (4x), Taça Libertadores (2x), Supercopa do Brasil (2x) e uma Copa do Brasil.
“Sua chegada ao Bahia eleva o nível técnico e competitivo do clube, contribuindo diretamente para a projeção do futebol soteropolitano no cenário nacional. O renomado jogador demonstra disciplina, humildade e dedicação, valores primordiais que dialogam com o espírito do povo soteropolitano”, relacionou o proponente da homenagem.
O vereador também disse que não se trata apenas de homenagear o atleta pela trajetória esportiva, mas também valorizar a escolha de defender as cores do Bahia e representar a cidade de Salvador em competições nacionais e internacionais.
“Como forma de demonstrar agradecimento pelos seus feitos à cidade soteropolitana, estabeleço a concessão do título de cidadão soteropolitano para Éverton Augusto de Barros Ribeiro”, defendeu.