
O número de ataques armados registrados em Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS) tem assustado os moradores de diferentes localidades. O Instituto Fogo Cruzado registrou 142 tiroteios no mês de agosto.
De acordo com os dados, durante as ocorrências, ao todo 136 pessoas foram baleadas (98 morreram e 38 ficaram feridas).
Em agosto, o bairro mais afetado pela violência urbana na capital baiana foi o Engenho Velho da Federação. Na localidade, foram registrados seis tiroteios e cinco mortes. Três pessoas ficaram feridas nas situações.
O ranking traz o bairro de Caastelo Branco na segunda colocação, com cinco tiroteios registrados, três mortos e um ferido. O bairro da Federação completa o ‘top 3’, com cinco tiroteios e duas mortes.
Das ocorrências mapeadas no quadro geral pelo Fogo Cruzado, 64 tiroteios aconteceram durante ações e operações policiais, que resultaram em 46 mortos e 11 feridos.
No mês de agosto, um caso emblemático aconteceu na abertura do Mundial de Polo Aquático Feminino Sub-20, no bairro da Pituba. Uma partida precisou ser interrompida após tiros próximos à Arena Aquática. Atletas e torcedores se jogaram no chão em meio ao pânico.