Investigação

Advogado de chefão do tráfico no Calabar é suspeito de tentar soltá-lo com documentos falsos

O advogado de Averaldinho foi preso em um loft de alto padrão localizado no Corredor da Vitória, em Salvador

averaldinho
Reprodução/Record Bahia

Endereços vinculados ao advogado Antônio Jorge Santos Júnior foram alvos de mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (11). Um dos imóveis é um loft de alto padrão localizado no Corredor da Vitória, área nobre de Salvador. A operação denominada “Fake Freedom” foi deflagrada pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap).

Em nota, a Polícia Civil informou que a investida apura a tentativa de burlar um processo criminal com a utilização de uma decisão judicial falsificada, cujo conteúdo simulava um documento oficial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a PC, o investigado é advogado de Averaldo Ferreira da Silva Filho, o “Averaldinho”, chefe de uma organização criminosa com atuação nos bairros do Calabar e Alto das Pombas.

O jurista é suspeito de envolvimento em uma tentativa de soltar o traficante mediante a apresentação de documentos falsos no sistema prisional. Durante a ação policial, três notebooks, duas máquinas de cartão, dois pen drives e documentos foram apreendidos no imóvel onde funciona o escritório do investigado.

A Justiça também determinou a suspensão do exercício profissional do advogado, que teria apresentado o documento para tentar obter a soltura do seu cliente. A investigação teve início após a apresentação do documento fraudado, solicitando a expedição de alvará de soltura de Averaldinho.

De acordo com a delegada Lara Candice, titular da Dececap, no dia 22 de julho deste ano, a Secretaria do Juízo certificou a inexistência da decisão no âmbito do STJ, indicando indícios de falsificação do documento.

Prisão de Averaldinho

Apontado como chefe do tráfico de drogas no bairro do Calabar, Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como Averaldinho, foi preso em fevereiro de 2024 e está no Presídio de Serrinha. Ele foi alvo da Operação Garrote da Polícia Civil e é considerado um dos maiores traficantes da Bahia. Na mesma ação, outras 22 pessoas suspeitas de integrar a quadrilha liderada por Averaldinho também foram presas.

A captura do traficante ocorreu em um condomínio de luxo em Guarajuba, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a polícia, o criminoso é investigado por ordenar execuções de rivais em disputas pelo domínio do tráfico em diversos bairros da capital baiana.