Um dos suspeitos de envolvimento na execução da líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico, de 72 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (12), após fazer o filho refém, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O homem foi identificado como Josevan Dionísio dos Santos, considerado um dos criminosos mais procurados da Bahia, também responde por acusações de tráfico de drogas e homicídios.
De acordo com informações da polícia, Josevan foi cercado por agentes policiais em um imóvel localizado no Núcleo Habitacional Rubens Costa, no CIA I.
Caso Mãe Bernadete
Em agosto de 2023, dois homens armados e usando capacetes invadiram o terreiro do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, e executaram Mãe Bernadete na frente de familiares, entre eles adolescentes.
As investigações da Polícia Civil concluíram que o assassinato foi ordenado por um líder do tráfico que atua na região. Ao todo, seis pessoas foram indiciadas pelo crime: cinco pelo homicídio e uma por posse ilegal de arma, segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Mãe Bernadete integrava o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) do Governo Federal e já havia denunciado ameaças recorrentes antes de ser morta.