O Datafolha divulgou neste sábado (13) que 50% dos entrevistados defendem a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 43% rejeitam a medida. Outros 7% não souberam responder.
Entre segunda (8) e terça-feira (9), o instituto ouviu 2.005 eleitores em 113 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Na quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicial fechado, no julgamento da trama golpista. O julgamento começou na segunda (8).
Desse total, 24 anos e 9 meses correspondem a crimes de reclusão (regime fechado) e 2 anos e 6 meses a crimes de detenção (regime semiaberto ou aberto). Como a condenação ultrapassa oito anos, Bolsonaro terá de iniciar o cumprimento em regime fechado.
A defesa ainda pode apresentar recursos, que o STF precisa analisar antes da execução da pena. Hoje, Bolsonaro cumpre prisão preventiva em regime domiciliar, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após descumprimento de medidas judiciais.