Alerta

"Droga zumbi" é encontrada em grande quantidade no Centro Histórico de Salvador

A"droga zumbi", diferente de outras drogas, é altamente destrutiva, provocando alucinações, convulsões e episódios de violência

Jefferson Peixoto/Secom
Jefferson Peixoto/Secom

O Centro Histórico de Salvador amanheceu neste domingo (14) com mais um alerta: a K9, conhecida como “droga zumbi”, voltou a aparecer em quantidade preocupante. Policiais do 18º Batalhão apreenderam 87 pinos da substância durante uma ronda na Ladeira da Praça.

De acordo com a Polícia Militar, a ação começou de forma rotineira. Os militares faziam patrulhamento quando avistaram um homem em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele correu e abandonou um saco plástico. Dentro, além da K9, havia 23 pinos de cocaína. O suspeito conseguiu fugir.

Ainda conforme a corporação, o material foi levado para a Central de Flagrantes (Cenflag), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

A ”droga zumbi”, diferente de outras drogas, tem sido apontada como altamente destrutiva, provocando alucinações, convulsões e episódios de violência descontrolada. Mesmo em pequenas doses, pode levar à morte.

Policiais Militares do 18º BPM apreenderam as drogas na Ladeira da Praça (Divulgação)

Outras apreensões

O caso deste domingo não é isolado. No dia 7 de setembro, policiais militares detiveram um homem acusado de tráfico de drogas na localidade de Nova Constituinte, em Periperi. Durante a ação, os agentes encontraram 27 frascos de K9, além de 111 pinos de cocaína, 79 porções de maconha e 26 pedras de crack.

Já em janeiro de 2024, dois detentos morreram após passarem mal em uma cela no Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Outros três presos também apresentaram sintomas graves.

Segundo familiares de internos, a suspeita foi de overdose provocada pelo uso da droga sintética. Ainda de acordo com os relatos, não teria sido o primeiro caso de óbito pela substância dentro do complexo.