A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15), durante live em seu canal oficial, o filme O Agente Secreto para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026.
Assim, a comissão selecionou o longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, para representar o país na premiação de 2026.
Os filmes que disputaram pela vaga foram:
- “Baby”, de Marcelo Caetano;
- “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal;
- “Manas”, de Marianna Brennand;
- “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho;
- “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e
- “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
Ao todo, 16 longas-metragens foram inscritos e habilitados para concorrer à vaga.
Assim, a Academia Brasileira enviará o filme escolhido à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Hollywood. Em seguida, após uma série de critérios e seleções, os 10 concorrentes finais são divulgados. Dessa forma, no dia 16 de dezembro, a academia norte-americana divulgará uma lista com a pré-seleção.
Segundo Variety, especializada nos bastidores de Hollywood, O Agente Secreto poderá ter uma campanha maior do que a de Ainda Estou Aqui, vencedor de Melhor Filme Internacional em 2025. Assim, revista aponta que o longa de Kleber Mendonça poderá concorrer em quatro categorias na maior premiação do cinema: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original.