Política

Vereadora propõe homenagens a Damares Alves e Tarcísio de Freitas na Câmara de Salvador

Ireuda Silva é autora das propostas em tramitação no Legislativo municipal

Foto: Reprodução/Republicanos
Foto: Reprodução/Republicanos

A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) protocolou dois projetos de resolução na Câmara Municipal de Salvador (CMS) para homenagear a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O primeiro projeto propõe conceder a parlamentar a Comenda Maria Quitéria, honraria entregue pela Câmara a mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade ou do estado. 

Na justificativa, Ireuda não detalha contribuições diretas de Damares a Salvador ou à Bahia, mas afirma que a homenagem é “justíssima pelos serviços sociais prestados aos soteropolitanos na atuação como parlamentar e defensora dos direitos das mulheres e crianças”.

O segundo projeto sugere conceder a Damares o Título de Cidadã Soteropolitana, destinado a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cidade. 

“A concessão do título seria um reconhecimento à sua dedicação incansável às causas sociais que também afetam Salvador. Sua atuação em prol dos direitos das mulheres, crianças e comunidades tradicionais ressoa com os desafios enfrentados pela capital baiana”, justificou Ireuda.

De acordo com o regimento interno da Câmara, os projetos de resolução passam por discussão única nas comissões e a aprovação depende de voto favorável de pelo menos dois terços dos vereadores.

Outra homenagem

Outro membro do Republicanos também pode ser homenageado pela Câmara. Proposto pela mesma vereadora, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pode receber o título de Cidadão Soteropolitano.

Na justificativa, Ireuda Silva afirmou que a honraria seria uma forma de reconhecer a contribuição de Tarcísio ao progresso do país. 

“Além disso, o título poderia fortalecer laços institucionais entre o estado de São Paulo e Salvador, promovendo intercâmbio de boas práticas e cooperação mútua em projetos futuros”, disse a vereadora.