O diretor do Hospital Juliano Moreira, psiquiatra Antônio Freire, explicou em entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM, nesta quarta-feira (17), em que situações a população deve buscar atendimento na unidade de saúde mental. Ele também destacou a importância da campanha Setembro Amarelo, que alerta para a prevenção ao suicídio.
Segundo Freire, é preciso vencer o preconceito para procurar ajuda especializada.
O mês de setembro traz para as pessoas a informação de que prevenir consequências graves do adoecimento da esfera da saúde mental é possível. Doenças psiquiátricas podem se tornar tão graves que o indivíduo pode acabar tirando a própria vida. Então, o Setembro Amarelo vem registrar que é possível prevenir. E, para prevenir, eu preciso já me despir de preconceito para poder buscar ajuda”, disse.
Quando procurar o Hospital Juliano Moreira?
O psiquiatra detalhou quais sintomas exigem atendimento imediato na emergência do Hospital Juliano Moreira.
“Se o indivíduo está tendo ataques de pânico, episódios de medo intenso, taquicardia, coração acelerado, palpitação, sensação de falta de ar, tremores, suando frio, sensação de que vai morrer ou de que vai enlouquecer, ele pode procurar a emergência do Hospital Juliano Moreira. A emergência vai ter um psiquiatra para acolhê-lo.”
Freire fez questão de reforçar que procurar a emergência não significa loucura nem internação imediata. “É importante que as pessoas saibam que buscar a emergência do hospital psiquiátrico não significa ser louco. Também não significa que vai ser internado. A internação só acontece em casos graves e com risco elevado.”