Nesta segunda-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai realizar o Dia D. A ação é destinada ao atendimento eleitoral de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou em situação de vulnerabilidade social. O Dia D vai acontecer das 10h às 16h na sede da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no bairro Comércio, em Salvador.
De acordo com o órgão, o evento integra a ação desenvolvida pelo projeto Todo Voto Importa. Assim, todos os TREs da região Nordeste e o Tribunal do Pará estarão mobilizados para atender esse público de forma itinerante. O projeto contempla ainda a Semana de Acessibilidade e Inclusão, realizada anualmente pelo tribunal baiano.
Serviços
Durante o Dia D, as pessoas poderão realizar o cadastro biométrico, solicitar alistamento eleitoral (emitir o 1º título) e revisar dados cadastrais. Além disso, será possível regularizar a situação eleitoral, transferir o local de votação e consultar débitos eleitorais. Serão emitidas certidões, entre outros serviços da Justiça Eleitoral.
A mobilização, que é inspirada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, inclui uma programação diversa. Além da Sempre, os atendimentos acontecerão no Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), unidade em São Joaquim.