O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou um decreto que qualifica o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).
De acordo com o governo federal, a qualificação no PPI representa um passo decisivo para viabilizar o projeto. Dessa forma, o empreendimento ganha prioridade no acompanhamento e na estruturação de parcerias com a iniciativa privada.
A qualificação no PPI significa que o projeto passa a ser considerado prioritário para investimentos no âmbito da União. Com isso, o projeto da ponte Salvador-Itaparica terá prioridade nos órgãos federais em processos de licenciamento, obtenção de financiamento e, além disso, abre a possibilidade de receber aportes de recursos do governo federal, já que a obra também está incluída no Novo PAC”, explicou o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marcus Cavalcanti.
Prazo da obra
Durante apresentação do projeto da ponte, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, afirmou que o equipamento deve ter sua obra iniciada em até um ano.
De acordo com Florence, a previsão contratual é que os trabalhos comecem até 4 de junho de 2026. Ele também detalhou a fase atual do processo.
Obras complementares
Além da ponte, o Governo da Bahia prevê obras complementares de infraestrutura. “Depois, em paralelo à construção da ponte, haverá a duplicação da ponte do Funil, da BA-001 até Santo Antônio de Jesus, e também a duplicação de Santo Antônio de Jesus até Castro Alves, até o Paraguaçu. Isso permitirá o beneficiamento de aproximadamente 10 milhões de pessoas”, declarou o secretário.