Mulheres de 40 a 69 anos poderão agendar exames gratuitos de mamografia a partir das 6h desta quarta-feira (24). A ação faz parte da campanha Outubro Rosa 2025 do Governo da Bahia e prevê a oferta de 40 mil exames ao longo do mês, com foco na detecção precoce do câncer de mama.
Dessa forma, o governo lançará a campanha oficialmente em 1º de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
As interessadas deverão realizar o agendamento através do site ba.gov.br. Para apoiar quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a CCR Metrô, disponibilizará três pontos fixos de marcação em Salvador, localizados nas estações da Lapa, Mussurunga e Pirajá, com funcionamento nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 7h às 17h. Assim, as vagas serão disponibilizadas gradativamente.
“A cada ano reforçamos nosso compromisso de ampliar o acesso das mulheres baianas a exames de rastreamento. Estamos organizando uma rede que combina capital e interior, com carretas em pontos de grande circulação e policlínicas regionais equipadas para atender. O objetivo é garantir que mulheres de diferentes territórios, do Subúrbio de Salvador ao extremo oeste, tenham o mesmo direito ao diagnóstico. Quando identificamos o câncer de mama em fase inicial, as chances de cura ultrapassam 90%”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Em Salvador, os exames serão realizados em carretas que têm a capacidade de realizar até 154 mamografias por dia. Dessa forma, o calendário completo pode ser consultado através do site www.saude.ba.gov.br.
As unidades móveis ficarão nos bairros:
- Nazaré;
- Cabula;
- Pau da Lima;
- Bonfim;
- Caixa D’Água;
- São Cristóvão;
- Piatã;
- Ondina;
- Brotas;
- Cajazeiras;
- Itacaranha;
- Centro Administrativo da Bahia (CAB);
- São Tomé de Paripe;
- Caminho das Árvores.
Atendimento no interior do Estado
No interior, 24 Policlínicas Regionais realizarão os atendimentos. Dessa forma, o público-alvo deve procurar as secretarias municipais de Saúde para realizar o agendamento dos exames.
Unidades disponíveis no interior:
- Alagoinhas;
- Barreiras;
- Brumado;
- Eunápolis;
- Feira de Santana;
- Guanambi;
- Ilhéus;
- Irecê;
- Itaberaba;
- Itabuna;
- Jacobina;
- Jequié;
- Juazeiro;
- Paulo Afonso;
- Ribeira do Pombal;
- Santa Maria da Vitória;
- Santo Antônio de Jesus;
- Senhor do Bonfim;
- Serrinha;
- Simões Filho;
- Teixeira de Freitas;
- Valença;
- Vitória da Conquista;
- São Francisco do Conde.
Além disso, nos dias 11 e 25 de outubro, também serão realizados mutirões no Centro Estadual de Oncologia (Cican), Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, e no Hospital Geral de Guanambi. Assim, cada unidade ofertará 40 vagas por sábado, com foco no rastreio e diagnóstico precoce.