O dia dos santos gêmeos Cosme e Damião é celebrado no próximo sábado (27) e a tradição pela distribuição da comida baiana segue forte em Salvador. A data é uma das manifestações culturais que marcam a fé e tradição dos baianos.
Na Bahia, as comemorações se prolongam durante todo o mês de setembro. Na semana em que os santos são celebrados, fiéis cumprem a tradição, muitas vezes motivada por uma promessa, de distribuir gratuitamente o caruru.
A ação é considerada uma forma de agradecer por uma promessa cumprida. Além disso, pode representar fartura, prosperidade e renovação.
Barraca do Chapéu de Couro – Mercado das Sete Portas
Nesta sexta-feira (26), a Barraca do Chapéu de Couro, nas Sete Portas, vai distribuir a comida baiana por ordem de chegada a partir das 12h30.
Terreiro Onzo Kawungemy – Estrada da Liberdade
Também na sexta-feira (26), o Terreiro Onzo Kawungemy, localizado na Estrada da Liberdade, começa a celebração e distribuição das marmitas às 18h.
Galo de Diumbanda – Pela Porco
No sábado (27), dia em que os gêmeos são celebrados, a festa Galo de Diumbanda é celebrada no bairro do Pela Porco, em Salvador. A edição deste ano conta com mais de 30 mil quiabos e ocorre a partir das 18h.
Píer da Feira de São Joaquim
A Feira de São Joaquim, em Salvador, realizará no próximo sábado (27) a tradicional celebração em homenagem a Cosme e Damião. O evento acontecerá no píer da feira, a partir das 15h, com entrada gratuita.
O caruru será preparado com 10 mil quiabos. Para compor a celebração, a festa inclui apresentações de bandas como Samba Trator, Swing do Fora e Eduardinho Fora da Mídia.