Protesto

Grupo protesta contra racismo na porta de bar na Pituba

Reprodução / Alô Juca
Reprodução / Alô Juca

Um grupo de pessoas realiza um protesto em frente ao bar “Pirambeira“, localizado na Pituba, na noite deste sábado (27). A manifestação tem como objetivo denunciar atos de racismo que teriam acontecido dentro do bar.

Raquel, que é uma das manifestantes que se encontra no local, disse que passou por uma situação constrangedora no local no primeiro semestre do ano. “No dia 8 de maio, estava entrando no bar com três colegas brancas. As bolsas delas não foram abertas e a minha foi. A gente tem o direito de frequentar qualquer ambiente e o que fizeram com a gente é crime”, disse.

Outras denúncias

Na semana passada, Eisa Martins alegou que também foi vítima de racismo no local. Ela teria ido ao bar com uma amiga e as duas foram impedidas de entrar sem justificativa, enquanto outras pessoas acessavam o bar normalmente.

“Saímos de casa para nos divertir. Chegamos ao bar por volta das 18h e permanecemos na porta até às 21h sem conseguir entrar. Nesse período, várias pessoas entraram, inclusive algumas que chegaram depois de nós”, relataram.

Em nota publicada após a repercussão do caso, o Bar Pirambeira lamentou profundamente que as clientes não tenham se sentido acolhidas e respeitadas e afirmou não compactuar com qualquer forma de preconceito.

“Recebemos com atenção a denúncia de possível caso de discriminação em nosso espaço. Reforçamos que não compactuamos, em hipótese alguma, com preconceito de qualquer natureza”, diz o trecho da nota.