Veja o resumo da noticia
- Flipeba acontece entre 9 e 11 de outubro
- Boipeba se prepara para receber o evento
- Nesta edição, o tema é “Histórias para um futuro possível- literatura e comunidades tradicionais como ferramenta de preservação dos ecossistemas”
A ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu (BA), está em contagem regressiva para a 4° edição da Festa Literária de Boipeba (Flipeba). O evento, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro.
No local, se reunirão escritores, artistas, estudantes e professores da rede municipal e da estadual de ensino, além de moradores e turistas.
Com o tema “Histórias para um futuro possível- literatura e comunidades tradicionais como ferramenta de preservação dos ecossistemas”, a Festa terá mais de 30 atividades. Entre elas estão oficinas educativas, contações de histórias, teatros, bem como mesas literárias, mostra de cinema, lançamentos literários, performances, exposições e shows.
O evento é totalmente aberto, gratuito e organizado de forma independente.
Convidados
Na lista de convidados presentes figuram nomes conhecidos pelo público como o da atriz e escritora Cássia Vale (BA), o escritor Jesse Andarilho (RJ), Yasmin Morais, conhecida pelo perfil Vulva Negra, a cantora e compositora Duda Brack, a jornalista e escritora Midiã Noelle, o dançarino e performer Hugo Martins, o rapper Yannick Hara, Terezinha Passos, a apresentadora Laura Eme, entre outros.
Como a Flipeba tem o protagonismo da comunidade local, diversos artistas da comunidade encabeçam a programação nas mesas e/ou nas apresentações. Assim é o caso da Mestra Jenice de Boipeba, matriarca do samba de roda, do cantor Freddinho O Louco, intérprete de “Maresia”, sucesso na voz de Rachel Reis, a Camerata do Maestro, a performer Nina 100 Babado, o Coral da Escola Hildécio Meirelles – Anexo IV.
Além disso, no sábado (11/10), acontecerá o lançamento do segundo livro de Antologias Poética, com apoio da Editora Alba, totalmente produzido pelos estudantes boipebanos. A programação completa poderá ser conferida no perfil do instagram @flipeba.
Durante a Flipeba, ocorrerá, pela primeira vez, o Encontro dos Povos Tradicionais da Mata Atlântica. Assim, o evento reunirá lideranças locais, pescadores, marisqueiras, ativistas do meio ambiente, e o Fórum de Comunidades Tradicionais.
Além disso, a Plataforma Curatorial Flotar também estará presente nesta edição, organizando uma ocupação artística na Casinha Latina, casa parceira do festival, e garantindo a vinda de três artistas de fora da ilha para a realização de uma exposição artística no espaço.
“A Flipeba é uma das festas literárias mais autênticas da Bahia e, mesmo enfrentando dificuldades com a captação de recursos, a importância deste evento está consolidada e é o que mostraremos nesta edição. É um trabalho coletivo que exige muita articulação e esforço coletivo e individual, mas que rende frutos significativos como o livro de poesias dos alunos da Ilha e a própria movimentação na cena cultural e da educação. Já faz parte do calendário da Ilha”, destaca Manoela Ramos, escritora, curadora e umas organizadoras do evento.
O evento conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Cairu, bem como da Diretoria de Povos e Comunidades Tradicionais/Secretaria de Educação do Estado, dos Deputados Estaduais Olívia Santana e Hilton Coelho, da Associação de Comerciantes e Empresários de Boipeba (ASCOEB) e do comércio local de Boipeba.