
“Aprender a Sonhar” (2025), novo filme do cineasta baiano Vítor Rocha, revela a difícil e transformadora trajetória de jovens de diferentes comunidades e territórios periféricos para ingressar e se formar no Ensino Superior.
O longa-metragem estreia nesta quinta, dia 2 de outubro, em cinemas de todo o Brasil. Filmado entre 2016 e 2022, poucos anos após a instituição da Lei de Cotas (12.711/2012), “Aprender a Sonhar” acompanha a luta dos personagens pelo ingresso na Universidade e escancara as mazelas do racismo, mas também as conquistas, que os estudantes vivenciam para exercer o direito reparatório de acesso à Educação.
“Aprender a Sonhar” ganha pré-estreia comentada e gratuita no dia 1º de outubro, quarta, às 19h, em São Paulo (SP), no Teatro da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) (Av. Dr. Arnaldo, 455 – Pacaembu). A projeção será seguida de debate com o diretor Vítor Rocha e as personagens do filme Tamiwere Pataxó, bacharel em Direito, e Nadjane Cristina, assistente social e militante do movimento por moradia.
As praças de exibição poderão ser conferidas no Instagram @abarafilmes.


