Os ônibus seguem sem circular na rua direta do bairro de São Marcos, em Salvador. O serviço está comprometido na região desde a morte do adolescente Caíque dos Santos Reis, de 16 anos, em uma operação policial, o que provocou uma série de protestos na principal via do bairro.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a interrupção do serviço ocorre devido ao clima de tensão na localidade. “O Sindicato segue em contato constante com a Semob, a Integra e a Polícia Militar para que a situação seja normalizada e os coletivos possam voltar a circular normalmente na região”, informou a entidade nesta manhã.
Os ônibus que circulam em São Marcos estão utilizando a região de 7 de Abril como fim de linha.
“Tive de pedir uma moto de dentro do ônibus para não chegar atrasada no trabalho. Mudou a rota do ônibus por conta desse manifestação”, relatou uma moradora, no início da manhã, ao programa Toda Hora, da Salvador FM.
A morte de Caíque ocorreu no domingo (28). O serviço de transporte público chegou a ser normalizado na segunda-feira (29), mas voltou a ser suspenso no final da tarde, após uma nova manifestação bloquear a via no trecho do Coroado.
PMs afastados
A Polícia Militar da Bahia afastou os policiais envolvidos na ocorrência, que deixou Caíque e um suspeito mortos. A ação foi registrada durante abordagem de guarnições do Batalhão de Prevenção a Furto e Roubos de Coletivos (BPFRC).
Na ocasião, Caíque dos Santos Reis, de 16 anos, morreu após ser baleado. Familiares e moradores afirmam que o adolescente, que trabalhava em uma barbearia, não tinha envolvimento com a criminalidade e foi atingido na perna e nas costas, mesmo depois de se render ao comando de uma policial feminina.