Novo edital

Partiu Estágio oferece mais de 4mil vagas para universitários na Bahia

Inscrições iniciam nesta quinta-feira (2), com vagas distribuídas em 54 órgãos estaduais

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

As inscrições para o edital 002/2025 do programa Partiu Estágio iniciam nesta quinta-feira (2), às 9h, e segue até as 23h59 do dia 31 de outubro, exclusivamente pelo site ba.gov.br. Além disso, o edital completo está disponível no portal da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

O novo chamamento oferece 4.728 vagas para universitários de 100 cursos de graduação, distribuídas entre 54 órgãos estaduais em 385 municípios da Bahia. Assim, deste total, o edital destina 1.347 vagas para Salvador e 3.381 para municípios do interior e região metropolitana.

Os cursos com mais oportunidades são Letras (767 vagas), Matemática (638) e Administração (508). Já os órgãos estaduais mais contemplados são as secretarias de Educação (3.456 vagas), Saúde (277) e Procuradoria Geral do Estado – PGE (106).

O Partiu Estágio oferece bolsa de R$ 607,00 e auxílio-transporte. O programa tem duração máxima de um ano, sem prorrogação, exceto para pessoas com deficiência. Além disso, os estudantes cumprirão uma carga horária de quatro horas diárias, com um total de 20 horas semanais.

As inscrições

O passo a passo para se inscrever no Partiu Estágio está detalhado no Edital 02/2025. Quem ainda não tem cadastro na plataforma www.ba.gov.br deve realizá-lo antes de iniciar a inscrição.

Os candidatos selecionados serão notificados por mensagem no WhatsApp, informando a mudança de status no site. A partir daí, devem acessar a plataforma para conferir os prazos, orientações e forma de entrega da documentação. Além disso, a Saeb divulgará a relação dos estudantes selecionados em seu site.

Pré-requisitos

Para se candidatar, o estudante deve morar na Bahia e estar regularmente matriculado em um curso de graduação com sede ou polo no estado. Podem participar alunos de cursos presenciais, semipresenciais ou a distância (EAD), desde que tenham pelo menos 16 anos e já tenham concluído 50% do curso.

O programa prioriza candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também têm preferência estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada.

Além disso, o Partiu Estágio reserva 10% das vagas para universitários com deficiência, conforme determina a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.