A Polícia Civil desarticulou, nesta quarta-feira (1º), um enorme plantio de maconha no município de Ibipeba, centro-norte da Bahia. A área de 40 mil metros quadrados, equivalente a quatro campos de futebol, foi encontrada durante a Operação Amordaçar – Fase II, coordenada pelo Denarc.
O cultivo ilegal estava dentro de uma fazenda de 50 hectares. Durante a ação, os policiais localizaram também mais de uma tonelada de maconha já colhida e enterrada no terreno. A polícia incinerou os entorpecentes no local, com acompanhamento de peritos do Departamento de Polícia Técnica.
Mais de 15 suspeitos fugiram quando perceberam a aproximação das equipes. Os agentes ainda apreenderam um reboque agrícola usado na colheita. A estimativa do Denarc é de que os criminosos tenham destruído mais de três toneladas da droga antes da chegada da polícia.
O diretor do Denarc, delegado Ernandes Júnior, destacou o impacto da operação. Segundo ele, a desarticulação reduz significativamente os recursos financeiros do tráfico em várias regiões da Bahia e até de outros estados.
Esta foi a segunda grande ação da Polícia Civil do Denarc em menos de quatro meses. Em maio, a primeira fase da operação resultou na apreensão de mais de 500 quilos de maconha em Itamaraju, no extremo sul baiano.