Homenagem

Câmara homenageia Eloina Machado com Comenda Maria Quitéria e Título de Cidadã Soteropolitana

Honrarias entregues à desembargadora foram propostas pelo vereador Ricardo Almeida

Foto: Divulgação/CMS
Foto: Divulgação/CMS

A Câmara Municipal de Salvador realizou, na noite desta quinta-feira (2), uma Sessão Solene para homenagear a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA), Eloina Maria Barbosa Machado. A magistrada recebeu a Comenda Maria Quitéria e o Título de Cidadã da Cidade do Salvador, em cerimônia no Plenário Cosme de Farias, na Praça Municipal.

A homenagem foi proposta pelo vereador Ricardo Almeida (DC). Durante discurso na cerimônia, ele destacou a trajetória da desembargadora e sua sensibilidade no exercício da magistratura.

“Eloina Machado é uma mulher engajada em fazer justiça a todos que necessitam, não somente na frieza da lei, mas com a sensibilidade de uma mãe e esposa. Eu me sinto muito honrado de ter sido um instrumento para que essa homenagem fosse conferida”, disse o vereador.

Natural de Conceição do Almeida (BA), Eloina Machado tem uma carreira de 35 anos dedicada à Justiça do Trabalho. Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador, ingressou no TRT-BA em 1990 como juíza substituta e, ao longo da trajetória, foi promovida por merecimento até chegar ao cargo de desembargadora em 2021. 

Emocionada, a magistrada agradeceu a homenagem e ressaltou sua ligação com Salvador.

“Que honra! O dia 2 de outubro já está marcado para sempre na minha vida. Minhas ações sociais sempre foram dirigidas para a coletividade. Meu coração é todo gratidão por ter sido recebida de braços abertos por essa cidade”, afirmou Eloina.

A solenidade reuniu autoridades, representantes do Judiciário, parlamentares e familiares da desembargadora.