Turismo na Bahia

Bahia abre temporada de cruzeiros com expectativa de receber mais de 260 mil turistas

Com maior número de atracações do Nordeste, estado deve movimentar US$ 26 milhões na economia

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A Bahia recebeu, na manhã desta quarta-feira (8), o primeiro navio de cruzeiro da temporada 2025/2026 no litoral baiano. Esta será a temporada com o maior número de atracações entre os estados do Nordeste.

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) recepcionou o Scenic Eclipse, que tem capacidade para 228 passageiros. Ao longo da temporada, mais de 260 mil cruzeiristas devem desembarcar nos portos da capital e de Ilhéus, além de operações em Porto Seguro e Itacaré. Assim, a expectativa é de que a movimentação gere um impacto de 26 milhões de dólares na economia baiana.

O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, destacou que a Bahia tem se consolidado como um importante polo de cruzeiros marítimos no Brasil. Além disso, segundo ele, Salvador vem registrando crescimento no número de embarques de passageiros.

“Na temporada 2024/2025, embarcaram no Porto de Salvador mais de 13 mil cruzeiristas, superando o período anterior. Nesta temporada, nossa expectativa é de um incremento de mais de 30% de passageiros embarcados na capital, o que significa maior tempo de permanência na cidade e mais receita. A Bahia já é o destino com a maior atração de cruzeiros marítimos do Norte e Nordeste”, pontuou.

No Brasil pela primeira vez, o turista australiano Peter West apreciou o trabalho do receptivo da Setur-BA.

“É minha primeira vez no Brasil. As praias, a cultura, é tudo muito bonito e eu adorei a apresentação na chegada, artistas incríveis”, comentou sobre o grupo de dança e percussão. No porto, uma unidade de atendimento da secretaria ao turista também dá orientações aos estrangeiros em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

O navio saiu de Portugal, com parada em Recife antes de chegar a Salvador. Assim, ainda nesta quarta-feira, os passageiros seguem viagem para o Arquipélago dos Abrolhos, no sul da Bahia. Ao longo deste mês, outro cruzeiro deve trazer mais quatro mil turistas para Salvador e Ilhéus.

Além do acolhimento aos turistas, o governo da Bahia tem investido em infraestrutura, em parceria com a Companhia das Docas do Estado (Codeba), para viabilizar a chegada de grandes embarcações.

“Estamos organizando a parte de infraestrutura dos portos de Salvador e de Ilhéus para os navios de grande porte e diminuímos o tempo de espera dentro dos cruzeiros. Isso vai dar a gente um quantitativo maior de turistas esse ano”, detalhou a gerente da Codeba, Marivalda da Silva.

Expectativas para a temporada

Segundo dados da Setur-BA, nas temporadas de 2024/2025, o turismo gerou mais de R$ 23 bilhões para a economia baiana durante a primavera e o verão. Dessa forma, Patrícia Seabra, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista, destaca que nesta nova temporada a Bahia será o estado do Nordeste com o maior número de paradas de cruzeiros.

“A nossa expectativa é muito positiva, porque no ano passado foi muito bom. Para esse ano temos 61 escalas na Bahia, em quatro portos: Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré. Isso exalta o turismo no estado, que vem crescendo cada vez mais entre brasileiros e estrangeiros”, reforçou.

Da Austrália, a turista Michelle Tietz viu na viagem de cruzeiro uma oportunidade de conhecer o Brasil pelo litoral.

“Escolhemos esse cruzeiro para conhecermos o lindo litoral brasileiro. Nunca tínhamos vindo aqui antes e estamos muito felizes em poder visitar a cidade por conta própria”, dividiu.