Área protegida

Operação é deflagrada em Porto Seguro contra crime ambiental em terras indígenas

O Poder Executivo Federal homologou a terra por meio do Decreto nº 12.000, de 18 de abril de 2024. O documento garante a posse permanente da área ao povo indígena Pataxó

Foto: Reprodução/Polícia Federal
Foto: Reprodução/Polícia Federal

A operação Proteção do Bioma, que tem como foco o combate a crimes ambientais na Terra Indígena Aldeia Velha, que fica no distrito de Arraial d’Ajuda, município de Porto Seguro, foi deflagrada nesta quinta-feira (9).

O Poder Executivo Federal homologou a terra por meio do Decreto nº 12.000, de 18 de abril de 2024. O documento garante a posse permanente da área ao povo indígena Pataxó.

Um trabalho investigativo e de mapeamento das áreas com maior incidência de infrações ambientais foi realizando antes da deflagração da operação. Esse levantamentofoi essencial para direcionar as equipes aos pontos mais críticos.

Detalhes da operação

A Polícia Federal prendeu uma pessoa em flagrante por crime ambiental. Também foi apreendida uma motocicleta roubada no interior da terra indígena. O suspeito evadiu-se para uma área de mata, abandonando o veículo, objetos pessoais e petrechos utilizados para o consumo de substâncias entorpecentes.

A operação foi autorizada pela do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Atuaram em conjunto a Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Federal, o IBAMA e a FUNAI. Também participaram da ação o Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) e a 3ª Companhia de Polícia Militar de Arraial d’Ajuda.