Festival Viva a Língua

"São João - Cá e Lá": exposição fotográfica retrata costumes juninos de Brasil e Portugal

Mostra aberta ao público acontecerá neste sábado (11), no Gabinete Português de Leitura, na Piedade

Foto: Arivaldo Publio | Divulgação
Foto: Arivaldo Publio | Divulgação

Imagens que traçam um paralelo de costumes nas festas juninas de Brasil e Portugal. Esse é o resultado da exposição “São João – Cá e Lá”, que estará aberta ao público neste sábado (11), das 14h às 16h, no Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade, no Centro de Salvador. O evento é aberto ao público.

A mostra traz fotos do brasileiro Lenon Reis e do português Nuno André Ferreira. Multiartista formado em projetos sociais na capital baiana, Lenon mora em Portugal há mais de cinco anos e ficou responsável por registrar o São João em solo português.

Já Nuno mergulhou nos costumes juninos em Salvador e cidades do Recôncavo baiano, como Cruz das Almas, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus. O fotógrafo é vencedor do World Press Photo, um dos mais importantes prêmios de fotografia do mundo

Nuno André e Lenon Reis | Imagem: Divulgação

São João: tradições brasileiras e portuguesas

A mostra reúne 40 imagens do São João, festa que pulsa com a mesma força em terras brasileiras e portuguesas, destacando a língua, a cultura e a tradição que se conectam através do tempo e da geografia. A exposição integra o Festival Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa.

“Raízes em Comum: Ver como o calor do forró brasileiro e as tradições juninas portuguesas compartilham a mesma alma, afeto e memória herdados”, sugere a organização da exposição “São João – Cá e Lá”.

Intercâmbio cultural

A exposição faz parte da programação do festival, que acontece de 3 a 15 de outubro, e que celebra a língua portuguesa e suas múltiplas expressões artísticas com nomes consagrados, como o chefe angolano Helt Araújo, o guitarrista português Pedro Jóia, a cantora baiana Sued Nunes e o fotojornalista Nuno André Ferreira.

Idealizado por Ricardo Duarte, o Viva a Língua propõe um intercâmbio cultural entre países lusófonos, unindo gastronomia, música, literatura e artes visuais.

O Festival Viva a Língua é uma realização do programa Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e parceiros culturais locais.