O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca no final da tarde deste sábado (11), na Base Aérea de Brasília, com destino à Itália. O petista participa na segunda-feira (13), em Roma, da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Na sequência, Lula participará da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Copresidida por Brasil e Espanha, a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza será realizada de forma híbrida e reunirá ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil para avaliar o progresso da iniciativa desde a criação, em 2024.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi criada como proposta da presidência brasileira do G20 para apoiar esforços de erradicação da fome e da pobreza, além de reduzir desigualdades.
Em Roma, o presidente também participará da inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança, antes de retornar ao Brasil ainda no dia 13.
O convite para a participação de Lula no Fórum partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando informou ao presidente, por telefone, que o Brasil havia saído do Mapa da Fome.