O prazo para que os cerca de 7 mil taxistas que circulam em Salvador realizem a vistoria anual obrigatória foi prorrogado para o dia 10 de dezembro. Antes da prorrogação, os profissionais teriam até o dia 19 de outubro para a conclusão das inspeções técnicas veiculares.
Até o momento, apenas 40% dos profissionais compareceram para realizar a vistoria, que é obrigatória e deve ser feita em uma das cinco Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) credenciadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, reforça a obrigatoriedade do procedimento.
“A vistoria é obrigatória para manutenção do alvará, conforme previsão legal. Inovamos esse ano, com a descentralização das vistorias, e fizemos essa prorrogação do prazo atendendo a uma demanda da categoria”, diz.
Como realizar a vistoria
Para fazer a vistoria obrigatória, o taxista precisa solicitar a liberação do serviço pelo portal Salvador Digital. Na solicitação, o solicitante precisa anexar os documentos exigidos como a carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV e o licenciamento atualizado.
Após a liberação, o motorista deve comparecer a uma das ITLs para a realização da inspeção veicular. Dessa forma, os valores seguem os mesmos: R$ 117,79 para quem está em dia e R$ 176,68 para os veículos com o procedimento atrasado.
O laudo técnico com o resultado da vistoria será enviado diretamente, em formato digital, pela ITL à Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae). Assim, os veículos reprovados na inspeção terão até 30 dias para regularizar a situação.
O agendamento deve ser feito pelo autorizatário, mas a vistoria pode ser realizada pelo auxiliar, desde que apresente procuração. Assim, a medida busca facilitar o processo, evitar sobrecarga nas ITLs e garantir que mais taxistas consigam se regularizar dentro do novo prazo.