Saúde

Brasil recebe mais de 11 mil medicamentos para tratamento de câncer de mama

As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026

Foto: João Risi / Ministério da Saúde
Foto: João Risi / Ministério da Saúde

O primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina, utilizado para tratamento de câncer de mama chegou ao Brasil nesta segunda-feira (13). No total foram 11.978 unidades do medicamento. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS).

Ao todo serão quatro lotes e as próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. Os insumos vão atender 100% da atual demanda pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, os remédios podem diminuir em 50% a taxa de mortalidade pelo câncer de mama do tipo HER2 positivo.

“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo. É uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”.

O governo federal investiu mais de R$159 milhões para a compra de mais de 34 mil frascos-ampola. O Ministério da Saúde distribuirá o medicamento às secretarias estaduais de saúde, que farão a dispensação conforme os protocolos clínicos vigentes.