O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nos próximos dias a indicação do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Messias, apontado como o nome favorito de Lula, será indicado para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente da Corte aos 67 anos. A aposentadoria foi oficializada na quarta-feira (15), em publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Se for indicado, o ministro terá de passar por sabatina no Senado.
Aproximação com evangélicos
A escolha de Messias é vista como um gesto de aproximação de Lula com o segmento evangélico, majoritariamente ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na quarta-feira (16), Lula se reuniu com Messias e lideranças religiosas no Palácio do Planalto. Estiveram presentes os bispos Manoel Ferreira e Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus, o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), da bancada evangélica, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Membro da Igreja Batista, Messias tem 45 anos, é recifense, servidor de carreira da AGU e ex-subchefe da Casa Civil no governo Dilma Rousseff, combinando perfil técnico e jurídico sólido com convicções religiosas discretas, o que reforça seu diferencial político neste momento.
Editado por Ane Catarine Lima