A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a análise do pênalti marcado para o Vitória contra o Santos. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, com penalidade convertida por Matheuzinho, em partida disputada na Vila Belmiro, válida pela 29ª rodada do Brasileirão.
O único gol da partida foi marcado aos 41 minutos do 1º tempo. Depois de um cruzamento para área, o goleiro Gabriel Brazão saiu estabanado e atingiu Renzo Lopes por cima, sem nem tocar na bola.
Inicialmente, o juiz Rafael Rodrigo Klein mandou o jogo seguir. Contudo, a cabine do árbitro de vídeo, comandada por Emerson de Almeida Ferreira, recomendou a revisão do lance. Após a análise no VAR, Klein assinalou penalidade máxima para o Vitória.
“De forma imprudente. Enquanto a bola estava indo em jogo, o goleiro do Santos atinge o número 31. A bola estava em jogo. Tiro penal sem cartão”, analisa e decide Rafael Rodrigo Klein.
Antes disso, um outro lance ficou no holofote polêmico da partida, quando Lautaro Diaz recebeu lançamento entre os defensores do Vitória e caiu na área. Rordrigo Klein assinalou pênalti para o Santos, contudo voltou atrás após rever o lance no VAR e percebeu que o zagueiro Edu, do Rubro-Negro, não toca no atacante santista. Assim, o jogador do clube paulista na verdade se desequilibrou ao chutar o gramado.