Veja o resumo da noticia
- O Centro Cultural Ensaio encerra o ano com três clássicos
- O espaço vai receber "Auto da Compadecida", "O Beijo no Asfalto" e "Os Saltimbancos"
- Programação conta com espetáculos para todas as idades
O palco do Teatro Faresi será tomado pela força e diversidade do teatro brasileiro com a apresentação de três montagens clássicas e atemporais, assinadas pelo Centro Cultural Ensaio: “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, e “Os Saltimbancos” versão brasileira de Chico Buarque para a obra dos irmãos Grimm.
As apresentações acontecem entre os meses de novembro e dezembro, oferecendo ao público baiano a oportunidade de revisitar grandes obras da dramaturgia nacional em novas leituras que unem tradição, sensibilidade e inovação cênica. Os ingressos sesrão disponivéis na plataforma Ingresso Digital e os ingressos custam entre R$40,00 e R$80,00.
Com classificação indicativa livre, as sessões de “Auto da Compadecida” ocorrem na sexta-feira, 07 de Novembro, às 20h, e no domingo, 09 de Novembro, às 19h. Os ingressos são vendidos através deste link.
Já as sessões de “O Beijo no Asfalto” ocorrem aos sábados, dias 08 e 22 de novembro, às 20h, com ingressos neste link. A classificação indicativa é de 14 anos.
Por fim, também com classificação livre, as sessões de “Os Saltimbancos” acontecem no domingo, 14 de dezembro, às 11h e às 16h. Os ingressos estão disponíveis aqui.
“Trazer esses três espetáculos emblemáticos ao palco em um mesmo projeto é uma forma de celebrar a riqueza do teatro brasileiro em suas múltiplas expressões: o popular, o político e o lúdico”, afirma Fábio Tavares, que também assina a concepção artística das montagens.
O Auto da Compadecida
O Espetáculo “Auto da Compadecida” conta com onze temporadas em Salvador, começando a sua trajetória no Centro Cultural Ensaio, passando pelo Teatro Módulo, pelo Largo Tereza Batista e a Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, pelo Centro Cultural SESI Casa Branca, pelo Teatro FARESI e pelo Teatro Jorge Amado. Dificilmente algum brasileiro não conhece as peripécias da dupla João Grilo e Chicó.
Assim, o texto trata-se de uma história magistral, referência na cinematografia e no teatro do nosso país, criada pelo dramaturgo Ariano Suassuna, que nos brindou com dois anti-heróis, malandros e mentirosos, que divertem gerações há décadas.
Os Saltimbancos
“Os Saltimbancos”, um dos mais populares clássicos infantis do Teatro Brasileiro, adaptação feita por Chico Buarque da obra de Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov, narra o encontro de um Jumento, um Cachorro, bem como uma Galinha e uma Gata, que, cansados da exploração dos seus patrões, unem-se para viverem juntos com sua arte. Carregada de fortes simbolismos e canções inesquecíveis, é uma obra que atinge todas as idades. A montagem encantou o público nos palcos dos Teatros FARESI e Jorge Amado.
O Beijo no Asfalto
Finalmente, “O Beijo no Asfalto” estreou no Teatro FARESI (antigo ISBA) em Setembro, retornando agora àquele palco, neste mês de Novembro. O texto, que conta com a assinatura de Nelson Rodrigues, traz à tona temas essenciais da obra, enlaçados em uma das suas tramas mais complexas e conhecidas.
Após beijar na boca um homem que morria depois por atropelamento, Arandir vê sua vida virar do avesso com a repercussão midiática do ocorrido. Assim, gera reflexos devastadores no seio da sua família que, até então, mostrava-se como um modelo tradicional e exemplar.
Releituras de Clássicos
As montagens trazem novidades na encenação dos clássicos, desde a modificação narrativa e a inspiração estética na literatura de cordel, no teatro de rua. Além disso, há os ritmos nordestinos do “Auto da Compadecida”, a floresta viva de “Os Saltimbancos”, até a interatividade de “O Beijo no Asfalto”.