Rota do mar

Vereador sugere linhas de transporte marítimo de passageiros entre Itapuã e Subúrbio

A ideia consta em proposta apresentada na Câmara Municipal pelo vereador João Cláudio Bacelar (Podemos)

Orla de Itapuã. Foto: Manu Dias/GOVBA
Orla de Itapuã. Foto: Manu Dias/GOVBA

A cidade de Salvador poderá ganhar uma linha de transporte marítimo de passageiros contornando toda a orla atlântica. A ideia consta em proposta apresentada na Câmara Municipal pelo vereador João Cláudio Bacelar (Podemos).

Na indicação feita ao prefeito Bruno Reis (UB), o legislador pede que a gestão municipal realize estudo de viabilidade para estruturar linhas e rotas marítimas para transporte regular de passageiros na cidade. A intenção, segundo o vereador, é promover a integração com outros modais de transporte, possibilitando tanto o transporte dos cidadãos soteropolitanos quanto de turistas.


“A cidade de Salvador possui um potencial marítimo singular que permite tanto o uso desse recurso natural como uma via de transporte regular quanto como um atrativo turístico, possibilitando, a título de exemplo, a criação de conexões entre o Subúrbio e Itapuã, bem como entre a Barra e Boca do Rio, ampliando o acesso a diferentes regiões e estimulando atividades econômicas e culturais locais”, detalhou o legislador

Bacelar argumentou que a capital baiana possui condições geográficas estratégicas, com extensa orla marítima e a Baía de Todos-os-Santos, conjunto de fatores que favorece a utilização do modal aquaviário como “alternativa eficiente e sustentável para transporte de passageiros”.

A implantação da linha marítima, completou o vereador, poderá representar ganhos esperados em termos de redução de congestionamento viário, menor emissão de poluentes, aumento da resiliência da matriz de mobilidade e fomento ao turismo e ao desenvolvimento local.