
O programa Toda Hora, da Rádio Salvador FM, recebeu o especialista em gestão estratégica de políticas públicas e porta-voz do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, Dudu Ribeiro, nesta quinta-feira (30). Durante sua participação, Dudu Ribeiro avaliou que operações como a ocorrida no Rio de Janeiro na última terça-feira (28) não resulta em benesses nem para o cidadão, nem mesmo para os policiais.
“Uma das medidas que o Brasil já deveria ter adotado é um controle mais restritivo do uso de armamentos. A gente tem armamentos pesados dentro das comunidades. Estudos do “Insituto Sou da Paz” já demonstraram que esse armamento são brasileiros, muitos deles desviados a partir de compras legais, com a desregulação do acesso ao armamento civil feito no governo anterior. Um segundo ponto é que dá pra fazer um bom policiamento com investigação. A falta de investigação e de operação como a do Rio de Janeiro também coloca em risco o policial. A guerra não serve nem para população, nem para os policias que são colocados na linha do tiro”, disse.
O governo do RJ, Cláudio Castro (PL), confirmou 121 mortos na megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho. Foram 4 policiais e 117 suspeitos, segundo o secretário da Polícia Civil, o delegado Felipe Curi. Foi a megaoperação mais letal da história do estado.


