Operação Off White

Operador financeiro do PCC é preso em Porto Seguro

Homem preso na Bahia era um dos responsáveis por executar a lavagem de dinheiro de transações entre a facção, traficantes de drogas e empresários

Foto: Divulgação/MP-BA
Foto: Divulgação/MP-BA

Um dos principais operadores financeiros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso nesta quinta-feira (30) na Bahia. A prisão aconteceu na cidade baiana de Porto Seguro durante ação do Ministério Publico da Bahia (MP-BA) em atuação conjunta com a Polícia Militar da Bahia e com a Polícia Federal. Ele foi localizado pelos órgãos de investigação em via pública dentro de um veículo.

O cumprimento do mandado de prisão preventiva aconteceu no âmbito da operação ‘Off White’, do MP de São Paulo. A ação foi deflagrada nesta quinta-feira na cidade de Campinas para combater esquemas de lavagem de dinheiro, operados por empresários, traficantes de drogas e integrantes do PCC.

Outros oito mandados de prisão e onze de busca e apreensão foram cumpridos no município paulista após decisão da 4ª Vara Criminal da Comarca local. A Justiça determinou sequestro de doze imóveis de alto padrão e bloqueio de valores bancários dos investigados.

Segundo apurações do Gaeco do MP-SP, o homem preso na Bahia era um dos responsáveis por executar a lavagem de dinheiro de transações entre a facção, traficantes de drogas e empresários. O esquema de lavagem teve início após desavenças negociais entre os membros do grupo criminoso serem potencializadas pelos efeitos das operações.

Nesse contexto, os investigados passaram a realizar diversas transações imobiliárias e financeiras com o objetivo de dissipar o patrimônio e ocultar os verdadeiros beneficiários e a origem criminosa dos bens e valores. O operador aportava recursos provenientes do tráfico em dividendos obtidos por meio de atividades empresariais lícitas.