Eleições 2026

Tenóbio diz que ACM Neto "não será candidato" ao governo da Bahia por perda de apoio no interior

Para vereador de Lauro de Freitas, grupo político do ex-prefeito é “arrogante”

Foto: Câmara de Lauro de Freitas/ Fundação Índigo
Foto: Câmara de Lauro de Freitas/ Fundação Índigo

O vereador de Lauro de Freitas, Gabriel Bandarra (PL), conhecido como Tenóbio, afirmou na terça-feira (3) que o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, não será candidato ao governo da Bahia nas próximas eleições em razão da perda de apoio de prefeitos no interior do estado.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar disse que o grupo político de Neto é “arrogante” e não trata bem os gestores que o apoiaram nas eleições de 2022, quando o ex-prefeito foi derrotado no segundo turno pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“Acho que ACM Neto não será candidato a governador, principalmente pelo que tenho visto sobre a forma como trata os aliados. Muitas pessoas reclamam da dificuldade de falar com ele. Também percebo que não dá o devido respeito e atenção a quem o apoiou nas eleições em que não saiu vitorioso. Ele já é conhecido por isso”, afirmou.

Tenóbio garantiu ainda que, se fosse prefeito, não integraria a base governista, mas disse compreender a decisão de muitos gestores que hoje apoiam Jerônimo. Segundo ele, o diálogo com o governo petista é mais acessível do que com a base de Neto.

“Se ligar hoje para Jerônimo ou alguém do PT, é muito mais fácil conseguir falar do que ligar para ACM Neto. Se eu fosse prefeito, jamais estaria na base do PT. No entanto, compreendo as pessoas que estão deixando a base de ACM Neto. (…) Acredito que ele não será candidato pela quantidade de pessoas que estão abandonando o barco por falta de consideração”, reforçou.

Embora filiado a um partido aliado de Neto, Tenóbio rompeu com o grupo político em julho deste ano. Na época, declarou que não apoiava mais a gestão da prefeita Débora Régis (União Brasil), em Lauro de Freitas.

Além do vereador, outros políticos da oposição a Neto também sustentam a narrativa de que ele não será candidato ao governo da Bahia em 2026. A informação, no entanto, é negada por aliados próximos ao ex-prefeito.

LEIA TAMBÉM: